sexta-feira, 18 de setembro de 2009

8a OFICINA (15 de setembro de 2009) - TP6

TP 6 - Oficina 12 - Unidade 24

Esta é nossa última oficina, e trata das unidades 23 e 24. Como você já está acostumado a fazer, esperamos que já tenha assinalado no Guia ou anotado os pontos obscuros ou polêmicos dos textos básicos além do texto de referência da 23, para discutir com o Formador e com seus colegas.
São seus objetivos:
1- Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos.
2- Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes.
3- Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes.

Parte I (30 minutos)
Como sempre, pedimos que você e seus colegas retomem os conteúdos das Unidades 23 e 24, incluindo o texto de referência, estudado na primeira. Como os assuntos das duas unidades são polêmicos, e em torno deles a experiência de todos é grande, é importante garantir a cada um a oportunidade para expor seus pontos de vista e dúvidas mais importantes e de maior significação para todo o grupo. Supomos que 30 minutos são suficientes para abordar essas questões, se houver objetividade e se se evitarem repetições.

Parte II (30 minutos)
Atividades desenvolvidas no Avançando na prática.

EEB Jairo Callado - Professora Salomé Zemke
TP4, p. 124

Estratégia –7ª série - Os textos foram divididos para as equipes.

1º - Os livros de Ruth Rocha
2º- Admirável mundo Louco
3º- Quando a escola é de vidro
4º- Música Zé ramalho
5º- Admirável Chip novo Pitty
Todos – Biografia de Ruth Rocha.

Produção de texto
1 - “Você fazia parte da escola de Vidro” o que aconteceu quando os vidros foram quebrados?
2- Você teve oportunidade de explicar ao ET tudo que ele não entendeu sobre os “freguetes”.

Debate – Os estudantes expuseram o que leram, surgiram perguntas e comparações.

Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias.
Este livro é uma das obras-primas da literatura infanto-juvenil. A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas são espontâneas, criativas, engraçadas, espertas... Podem às vezes se comportar de maneira egoísta, ou terem dificuldades de relacionamento. Mas, o que importa é que estão crescendo, mudando e revendo seus conceitos e pontos de vista.
Eles são gente como a gente, à procura de seus próprios valores e de seu lugar no mundo.
1- Marcelo, um menino com jeito de poeta, quer fazer um novo dicionário, pois as palavras não combinam com os seus significados. Por que não dizer “cabeceiro”, em vez de travesseiro? Marcelo decide que vai falar do jeito que ele considera certo: cadeira é “sentador”. “Bom solário!” e “bom lunário!”, em vez de “bom-dia!” e “boa-noite!”... Como será que as pessoas vão reagir diante deste pequeno inventor de nomes?

2- O conto Teresinha e Gabriela mostra duas meninas bem diferentes, no jeito de ser, de agir, de falar, de se vestir... Gabriela é serelepe, questionadora, agitada, faladeira... Teresinha é calma, arrumadinha, estudiosa, boazinha... Parece que uma menina é o oposto da outra.
                Mas, como tudo muda essa oposição não vai durar para sempre!

3- Coloca, o dono da bola traz uma turminha da qual ninguém vai se esquecer: Catapimba, Beto,Batata, Xereta – os garotos da Estrela D’alva Futebol Clube – às voltas com um problema muito sério: um menino mandão chamado Carlos Alberto – o Caloca – que, por ser dono de uma bola de couro, achava que podia determinar todas as regras do jogo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS
1. Ética
       No primeiro e no terceiro conto, é possível trabalhar com um dos princípios básicos da ética: o convívio social. Os personagens destas duas histórias vão compreendendo, através de suas experiências pessoais, as regras básicas para conviver em sociedade.
     Marcelo precisa entender que a linguagem é uma convenção, ou seja, que existem regras estabelecidas que devem ser seguidas para que seja possível a comunicação entre as pessoas. Mas a linguagem está sendo constantemente renovada, ela não é fixa imutável. Pessoas como Marcelo, com sua imensa criatividade, interfere nos padrões convencionais e criam novas palavras, novos signos, como fazem os escritores, os compositores, os publicitários, os humoristas...
        No conto Caloca, o dono da bola, propor que os alunos observem que na sociedade, como no jogo de futebol, existem as regras do convívio social recortem exemplos da pluralidade de rostos e cores do povo brasileiro e montem um belo painel para colocar no Jornal Mural da sala de aula.

2. Pluralidade Cultural
Teresinha e Gabriela permitem um trabalho com este tema transversal. O conto fala de duas meninas bem diferentes, que tentam “trocar de papéis”, com o objetivo de serem aceitas pelo grupo. A autora mostra, de maneira bem lúdica, que ambas são admiradas pelos seus companheiros, por sua maneira de ser. Pedir que os alunos discutam sobre a importância da diversidade, observando que a nossa sociedade é plural, ela é formada da soma de diferentes maneiras de ser, de pensar, de agir, de criar, de produzir. A pluralidade étnica e cultural é a maior riqueza que existe em nosso país. Propor que os alunos tragam revistas diversas, recortem exemplos da pluralidade de rostos e cores do povo brasileiro e montem um belo painel para colocar no Jornal Mural da sala de aula.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ACORDO COM AS ÁREAS DE INTERESSE
1. Língua Portuguesa
- Solicitar que os alunos releiam o trecho em que o pai de Marcelo explica que as palavras da Língua Portuguesa vêm do latim e pedir que façam uma pesquisa na biblioteca da escola sobre a origem de nosso idioma.
- Propor que eles observem que as palavras “inventadas” por Marcelo seguem as normas de formação de palavras na Língua Portuguesa. Por exemplo: sentador (senta+d/or); puxadeiro (puxa+d/eiro). Mostrar que existe uma parte fixa, que não muda (a raiz ou radical), à qual se juntam outros pedacinhos, os sufixos e prefixos. (Observação: não é necessário que os alunos saibam estes nomes, apenas que compreendam o processo).
Pedir que os alunos formem palavras, “recortando” e colando pedacinhos, colocando-os no final (-eiro/a; - or/a; - ista; - ao/ã; - inho/a; -ejo; - ada; - aço etc.) ou o início da parte que não muda (bi-; inter-; ex-; pluri-; semi-; tri-; super- etc.) verificando se eles compreendem o significado destes sufixos e prefixos.
- Na 2ª história, observar e comentar as frases de Gabriela, que lembram os ditados populares, piadas e anedotas. Ressaltar que estes recursos expressivos da linguagem coloquial estão sempre presentes nos programas humorísticos da TV e nas histórias em quadrinhos.
- O conto Caloca... apresenta uma interessante maneira de narrar, com a presença de uma narrador-personagem. Um dos meninos do time está contando a história, e também participa dela. Solicitar que os alunos produzam textos em que eles sejam narradores personagens, e que utilizem nas suas redações as brincadeiras verbais de Marcelo e de Gabriela.

2. Língua Portuguesa, Geografia e Artes Plásticas,
Propor que os alunos elaborem cartazes em que apareçam símbolos visuais mostrados de maneira bem lúdica, para serem colocados em toda a escola: nos banheiros, refeitórios, lavatórios, bebedouros, pátio, quadra de esportes, biblioteca, etc. Se a escola já tiver computador, os alunos poderão utilizar os programas (software) adequados para estes trabalhos criativos.

ATIVIDADE EM DESTAQUE
O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros. É um jogo fascinante, que alegra tanto os que estão competindo quanto os que assistem. Neste jogo, como em todas as modalidades esportivas, existem regras que devem ser seguidas, e o desrespeito a essas regras implica penalidades que podem até decidir o resultado de um jogo. Propor que os alunos pesquisem sobre o futebol, com a ajuda do professor de Educação Física. Depois, organizar um campeonato na escola, entre as turmas, ou com alunos de outras escolas. Atenção: não se esqueçam de que Teresinha e Gabriela também gostam de jogar futebol, portanto, um time de meninas não pode faltar neste campeonato!

Extra: Resumo do livro ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
          Admirável Mundo Novo é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Admirável Chip Novo
Composição: Pitty

Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor (2x)
Panse no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, Sim senhor (2x)
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema.

Vida de gado  (Zé Ramalho)
Composição: Indisponível
Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
O povo, foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores, tempos idos
Contemplam essa vida, com a cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo, se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz.

ATIVIDADE PROPOSTA EM AULA6ª SÉRIE:
a- O título foi colocado na lousa: “Um admirável mundo novo” , o que sugere?
1- Um mundo sem violência
2- Flores e árvores com frutas na Rua;
3- Campinhos de futebol em todas as quadras;
4- Nenhum tipo de brincadeiras e diversão deveria ser cobrado para menores de 16 anos.
5- Computadores em todas as carteiras nas escolas públicas.
6- Somente namoro e casamentos com amor para não haver traição.
7- Uma ilha onde os adolescentes pudessem viver livres dos pais.
b- O que sugere o título “Um admirável mundo louco”:
1- Sem sinais de trânsito;
2- Sem ter hora para nada;
3- Comer o que se tem vontade sem se preocupar com a saúde;
4- Ficar com quem se quer sem ninguém brigar ou ter ciúmes;
5- Poder dirigir aos 12 anos;
6- Liberado o uso de drogas.
c- Leitura do texto em voz alta (Admirável mundo louco, Ruth Rocha)
d- Sala dividida em dois grupos que elaborarm três perguntas para fazer ao grupo adversário(houve um debate).
Grupo 01-
a-Por que nas “caixas” grandes moram menos freguetes?
b- Que “porcarias” podem ser fabricadas para produzir mau cheiro nas ruas?
c- Por que o ET acredita que os freguetes pulem dos prédios?
Grupo 02-
a -O que são estudos de flóbitos?
b- Por que os freguetes ficam o dia todo indo e vindo?
c- Por que o ET chegou a pensar que os freguetes não se entendem?
e- Música e leitura das letras: “Admirável chip novo”, Pitty e “Vida de gado”, Zé Ramalho.
f- Semelhanças (discussão: comprovavam com fragmentos)
. Mundo louco e confuso;
. Ninguém consegue ser natural;
. A vida é cheia de regras a serem obedecidas cegamente;
. Um retrato da humanidade que anda meio perdida.
g- Pesquisa na net sobre Ruth Rocha e suas obras (resultado acima)

Parte III (120 minutos)
Gostaríamos que trouxesse para a oficina até 5 obras literárias que você considera adequadas para a série com a qual trabalha.
Com colegas com turmas da mesma série, vocês vão definir:
a) De 10 a 20 sugestões de livros, para apresentarem a seus alunos.
Lembrem-se de que a variedade é importante, para que cada aluno se sinta identificado com pelo menos um dos livros.
Como nem todos os livros serão conhecidos de todo o grupo, você apresentará aos colegas as obras que trouxe, e eles farão o mesmo. A partir dessa apresentação, poderão discutir a qualidade da obra e sua adequação para a série, ou para seus alunos, especificamente.
b) De cada obra, vocês vão imaginar a melhor forma de motivar os alunos para a leitura. Pensem na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante falar das personagens; de outra, é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para a histórias.
c) Vocês vão preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda. Será um bom exercício do que fará, e os professores não só poderão se motivar para a leitura das obras, como avaliarão as estratégias usadas pelo grupo.

Parte IV (30 minutos)
Como se trata do seu último encontro oficial com seu Formador, pediríamos que, depois de uma rápida avaliação oral e conjunta, você fizesse um pequeno depoimento escrito sobre a experiência vivida no GESTAR II, na área de Língua Portuguesa. Você pode e deve avaliar todos os aspectos do curso: dos Guias, ao espaço onde se deram os encontros com a equipe do GESTAR II, passando pelo Formador.
Fique à vontade: sua opinião será valiosa na avaliação geral e em eventuais reformulações do projeto.
Agradecemos-lhe ter estado conosco neste trabalho, com o qual você cooperou mais do que talvez pense. Desejamos-lhe muito sucesso e muitas alegrias.
 
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