quarta-feira, 27 de maio de 2009

3a OFICINA (26 de maio de 2009) - TP4

TP4 - Oficina 7 - Unidade 14 (pag. 215 )

Objetivos da Oficina:
1- Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura.
2- Desenvolver a leitura e a prática dos Cursistas com relação ao trabalho com textos.

Parte I - 60 minutos
Neste primeiro momento abordamos a Leitura, a escrita e a cultura, além dos processo de leitura.

Parte II - 40 minutos
Relato de experiências

EEB Jairo Callado - Professora Salomé Zamke
Partindo do ponto que as idéias podem ter mais de um enfoque. A professora Salomé mostrou aos seus alunos algumas imagens relacionadas a escola e como um mesmo assunto pode ser visto sob diferentes ângulos. Isto é argumentação. Enfoque argumentativo.

Colégio Amado...

Meu colégio tão amado,
Repleto de sabedoria
És meu idolatrado
Que revigora minha alegria.
Tão cheio de formosura
Com grande categoria
Retira a amargura
Em suas aulas cada dia.
Capaz de mover moinhos
Moinhos da nossa mente
Ajuda-nos a aprender,
A amar e respeitar o que o outro sente.
Aprender é ser como os passarinhos
Que para viver
Precisam voar... Voar   (Yanka 6ª série 1)

Crescendo e aprendendo
A escola é linda
E cheia de graça
Todos saem de lá
Preparados e preparadas
Porque a vida passa.
Alguns alunos são
Chatos e alguns professores
Também eu gosto muito
Da professora de português
Que ensina muito bem.
Eu amo essa escola
Eu nunca vou largar,
Aqui vou crescer e aprender
Até o dia que, eu me formar.  (Rian 6ª série 2)

A escola que queremos
Na escola que queremos tem
Mesa, cadeira
Armário para o professor
E também apagador
Na escola que queremos tem
Sala de aula arejada
Limpa e organizada
Na escola que queremos tem
Professor capacitado
Com vontade de aprender para ser
Um educador qualificado
Na escola que queremos
Temos amor e atenção
Alunos aprendendo
Com mais dedicação
Na escola que queremos
Biblioteca é opção
Alunos aprendendo com determinação
Na escola que queremos
Não há estrutura igual
Tudo é muito organizado
Bacana, lindo e legal
Na escola que queremos
Formarão-se cidadãos para o futuro
Indivíduos que sabem o que querem
Sem ficar em cima do muro
Na escola que queremos
Tem compromisso e participação
Todo mundo se entende na educação
E a minha escola busca realizar
Todos esses objetivos...
Por isso eu a amo.  (Danielle Setúbal 7ª série 1)

Por que gosto da minha escola
Escola de Educação Básica J. Jairo Callado.
Simplesmente apaixonante.
Com muito amor eu falo...
O colégio mais querido é o Jairo Callado.
Legal não só por beleza mais sim pelo...
Amor que os professores tem ao dar aula.
Jamais um aluno vai sair daqui insatisfeito.
Ao chegar a aula você ver aquela beleza,uma...
Imensidão de árvores e alunos brincando.
Raramente tu vê uma criança chegar triste.
Os alunos gostam muito de carinho que recebem.
Como alguém vai achar uma escola dessa ruim.
Alguma escola tem o amor e o carinho...
Legal que nós temos por essa grande e...
Linda escola. E por isso estamos aqui, para...
Alegrar essa escola querida e que nós amamos...
Do fundo do nosso coração.
O Jairo Callado é a melhor escola do mundo! (Matheus 7ªsérie 1)

Minha escola
O Jairo Callado é uma escola
Bem difícil de esquecer
Momentos inexplicáveis
Que só lá pode viver
Foi lá que fiz amigos
Foi lá onde cresci
E aquele ensino todo
Nunca mais esqueci
Professores exemplares
Sempre prontos para ensinar
E se alguém não entender a matéria
Eles se propõem a explicar
Escola excelente
Inesquecível para mim
E por toda minha vida
Nunca vi escola assim.   (Manoela Veiga 6ª série 1)

EEB José Boiteux - Professora Rosane Hart - Turma 502
Distinção do gênero literário do não-literário
Inicialmente trabalhamos com classificados retirados de jornais.
Em seguida trabalhamos com os calssificados poéticos de Sérgio Caparelli e Roseana Murray.
Representação dos classificados poéticos












Os alunos da turma 502 também criaram seus próprios classificados poéticos.

VENDEM-SE ou TROCAM-SE brinquedos,
tenho muitos e todos estão em bom estado.
Tenho geladeiras, pessoas, casas, carrinhos e até menininhos
Que andam de skate, se você é criança ou adulto e gosta de
Brincar, aqui você irá encontrar!                         (Cesar Henrique Oliveira Valvassori)

ACEITA-SE um relógio de parede

Que em troca
Eu darei a
Minha honestidade
E a minha amizade
Se ela for legal
Chegaremos ate o altar.        (José Douglas dos Santos)

VENDE-SE um coração

de imaginação
com alegria,
felicidade, harmonia,
compaixão.      (Josué Alaor)

VENDEM-SE primos

Feios e chatos
Que querem tudo na mão.   (Rodrigo Varela dos  Santos)

VENDE-SE um cachorro

Que é ruim
Vocês vão se encomodar
Preço R$ 1.00
Fone =3324 7330   (Emanoel da Rosa Fernandes)

PROCURA-SE uma irmã
que seja menina
que seja legal
carinhosa, bebê, inteligente
que não minta e com coração bom.
Telefone: (48) 32003526, falar com Julia.      (Júlia Locks)

VENDE-SE inimigos
 chatos, infelizes, bobalhões e

mau-caráter.        (Júlia Locks)

VENDO ou TROCO
playstation 2, 
é todo colorido vermelho, azul, rosa, verde, preto, laranja, amarelo e roxo.
Se for para vender,
eu vendo por R$ 500,oo
 ou troco por um guarda-roupas
grande e colorido, 
6 gavetas e 8 portas
para guardar minhas lembranças, amizades e recordações.

Se você se interessar ligue 32403250    (Cristhian Taylor do Nascimento)

PROCURA-SE um avô

Que saiba amar, 
Cantar, rimar,
Rir com o sol e a lua
E não a chorar.
Aprenda brincar
E sempre assim
Assim será...
E não a brigar,
Sempre ajudar.   (Érika da Silva)

DOAM-SE inimigos, chatos, invejosos, metidos e mal-educados.

Que combinam com pessoas mal-humoradas e resmungonas.
Adoram fazer piadinhas sem graça e se metem em tudo.
Telefone (48) 3240-xxxx     (Lyandra)


TROCA-SE um relógio

por um caderno
para guardar 
a minha infância 
e as minhas amizades.    (Gustavo Vieira da Luz)

COMPRA-SE amigos
que não sejam falsos
que saibam me respeitar
e que sejam verdadeiros comigo.  (Marina)

VENDE-SE uma bicicleta mágica
que é toda colorida,
tem faróis e buzina ,

ela tem sete cores diferentes
e cada vez que a gente pedala
ela solta purpurina.
Mas a principal característica dela
é que ela fala,
aliás
essa é a razão pela qual
eu estou vendendo a bicicleta
porque eu não agüento mais ouvi-la falar.
Interessados ligar (48)  3248-xxxxx.     (Fabiana Ribeiro Da Silva)


Parte III - 100 minutos
Interpretação de texto e formulação de perguntas de interpretação para as turmas de 3º e 4º ciclos
A) Você se lembra de que pedimos que você lesse atentamente o estudo que fizemos do poema Cidadezinha Qualquer? Pois é: é com ele que vamos trabalhar nesta parte da Oficina. Com colegas que dão aula para a mesma série que você, planeje a exploração do poema com seus alunos. Se você, eventualmente, fez a experiência com o texto, seu relato, agora, será muito importante. Apresente-o a seus colegas e pensem juntos em como a atividade poderia desenvolver-se. Depois, voltem à nossa proposta.
Pensem e escrevam as situações e perguntas que proporiam a seus alunos. (É claro que nesta formulação de perguntas vocês estariam retomando a própria interpretação que fizeram do poema. O nosso Avançando na prática é apenas uma sugestão.)

B) Cada grupo vai apresentar, por intermédio de um relator, a sua proposta, para avaliação da equipe toda e do Formador.
Nesse momento, é importante a avaliação sincera de todas as sugestões, sem o receio de melindres ou mal-entendidos. Afinal, todos estão aí para aperfeiçoar sua prática.

Parte IV - 20 minutos
Da mesma forma que insistimos na sua avaliação sincera e propositiva dos colegas, reforçamos o pedido para que se sinta à vontade para analisar a proposta e a execução da Oficina. Assim, essa avaliação deve abarcar todas as suas partes, da elaboração feita por nós até sua realização: atitude do grupo, explicações e condução do Formador, tempo, espaço, etc.
 
Parte V - 20 minutos
Você reparou quantas vezes acenamos para o estudo que vamos fazer na próxima unidade?
Ela se chama “Mergulho no texto”. Atenção! Ninguém falou em afogamento: o que gostaríamos é de ajudá-lo nesse mergulho e a prepará-lo ainda mais para acompanhar seus alunos em novos mergulhos, todo mundo voltando à tona mais revigorado, mais feliz, por conhecer mais as profundezas dos textos.
Se esse é nosso objetivo, o que espera você desta nova unidade?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário